Crónica Rali de Góis 2007

Após duas desistências em três ralis, uma no Rali Portas de Ródão, e outra no último rali (Rali Pinhais do Centro) em que fomos forçados a desistir quando liderávamos a prova entre os concorrentes do Campeonato de Ralis Júnior, e a apenas 1,5Km do final da sexta prova cronometrada. Ambas pelo mesmo motivo, avaria mecânica.

Para que tal não voltasse a acontecer a equipa Lpm Grupo Lena Competição trabalhou arduamente, tendo reconstruído toda a parte mecânica do carro de modo a obter um carro fiável para o rali que se avizinhava, o Rali de Góis, quarta prova do calendário do Campeonato Open de Ralis by Beta, e o primeiro rali em piso de terra deste campeonato.

Durante os treinos para o rali, pela bonita zona de Góis, a sorte não esteve do nosso lado, pois furámos quatro vezes e fomos forcados a parar varias vezes a meio dos troços, devido aos operários da câmara estarem a colocar rails nas curvas mais perigosas, o que nos fazia perder o ritmo de trabalho.
É benéfico para todos que sejam colocados rails nas curvas mais perigosas, mas não no dia de treinos quando estão constantemente a passar carros nos troços, que eram estreitos para a passagem de duas viaturas em simultâneo, e obrigavam a que tivéssemos de esperar para que os operários pudessem retirar as máquinas do local. Um aspecto a melhorar por parte da organização deste Rali de Góis.

Depois deste atribulado dia de treinos segue-se um dia de testes em Albergaria dos Doze, nos troços de terra mais próximos da nossa zona, onde experimentamos vários tipos de afinações para o Peugeot 206 de modo a Isaac Portela se sentir mais à vontade com o carro, neste campo a experiência do Sr. João Lourenço (Director técnico da equipa) foi fundamental. Este dia, ao contrário do primeiro, foi bastante produtivo e deixou-nos confiantes para a prova que se avizinhava.

Partimos assim para o Rali de Góis á procura de obter um bom resultado, visto ser nos pisos de terra que Isaac se sente mais á vontade, apesar dos troços serem bastante duros e exigirem muito a nível de suspensões, onde o nosso carro está uns furos abaixo da concorrência.

Na primeira pec (Carcavelos 1) começamos um pouco mal devido ao desconhecimento do comportamento do carro num piso tão duro e alguma desconcentração da nossa parte, e isso reflectiu-se no cronómetro, mas fomos ganhando ritmo ao longo do troço, chegando ao final da classificativa com um bom andamento.

Seguimos assim para a segunda prova cronometrada (Góis 1) que não nos era favorável, pois apresentava uma pare inicial bastante a subir que favorecia vivamente os carros de tracção integral, assim como os carros mais potentes. Fizemos dentro do possível um bom troço, bastante regular e sem erros, ficando com o segundo tempo entre os juniores, a 2,4s do nosso adversário, e com o sexto tempo entre os concorrentes do Open.

Segue-se a terceira pec (Colmeal 1), um troço com uma parte final muitíssimo dura para qualquer carro. Neste classificativa conseguimos efectuar um bom crono, que nos valeu a primeira posição entre os concorrentes do Campeonato Júnior, diminuindo assim a distância em 2,4s para Raimundo.

Não nos tendo a manhã começado da melhor forma, é durante a parte da tarde que se adivinhava uma luta ainda mais interessante, tanto no Campeonato Júnior como no Campeonato Open de Ralis.
Entre os juniores a dupla Pedro Raimundo e Nuno R. Silva apresentavam-se no comando, com 7,3s de vantagem sobre nós, que até então éramos detentores do segundo lugar a 19,2s de Filipe Teixeira e António Campos que ocupavam a terceira posição.
No que dizia respeito ao Campeonato Open de Ralis By Beta, a dupla Luís Mota e Ricardo Domingos estavam separados por escassos 2,7s de Pedro Peres e Tiago Ferreira, sendo Mota quem liderava após a manhã.

A classificativa Carcavelos 2 (quarta pec) correu-nos bastante melhor que a primeira passagem por este local, retirando assim 5,4s á primeira passagem. Não sendo suficiente para encurtar a distância para o nosso adversário. Efectuamos o terceiro crono entre os juniores, onde Filipe Teixeira foi o melhor com apenas 0,9s de vantagem para Pedro Raimundo.

Partimos para a quinta pec (Góis 2) a 9,6s de distância de Pedro Raimundo, logo percebemos que para chegar á liderança teríamos de atacar bastante, e assim fizemos, com um troço que nos estava a correr de forma espectacular, e com um andamento muito próximo dos limites, eis que acontece algo previsível nestas condições, fizemos um pião quando rodávamos a uma velocidade considerável, ficando assim muito longe da vitória entre os juniores. A partir daí o objectivo passou por manter um bom ritmo de modo a segurar o segundo lugar até então ocupado.
Após Góis 2 ocupávamos o sexto lugar da prova no diz respeito ao Campeonato Open e o segundo lugar entre os membros juniores deste campeonato.

Na última pec (Colmeal 2) tudo correu dentro da normalidade, retirando 3,0s á primeira passagem. Nesta prova cronometrada ficámos a escassos 1,9s de Raimundo, ocupando o habitual sexto posto da classificação referente ao Campeonato Open.

Acabamos o Rali com o sexto tempo no Campeonato Open de Ralis by Beta, segundo entre os juniores a traz de Pedro Raimundo, e segundo na classe1 a traz de Octávio Nogueira.

Foi um bom rali onde o carro não deu qualquer problema a nível mecânico, apenas as suspensões acusaram algum cansaço após enfrentarem as duras condições dos troços da zona de Góis. A classificação deixa-nos satisfeitos, pois com o carro que temos fizemos os possíveis, prova disso é que á nossa frente terminaram apenas veículos 4x4 e veículos 2.0litros, excepção para Octávio Nogueira que tripulou o Saxo Kit-car ex-Armindo Araújo.

Pessoalmente gostei muito do traçado do rali e da beleza natural de Góis. Esta é uma zona com historial a nível de desporto automóvel, onde os habitantes recordam com saudade a vinda do Campeonato Mundial.

O Rali de Góis trouxe um novo colorido ao Campeonato Open de Ralis by Beta, pois foi nesta prova que se conheceu um novo vencedor, sendo este Luís Mota. Pedro Peres foi segundo classificado, passando várias vezes pelo comando do rali, e Raul Aguiar termina na terceira posição.
Pena João Ruivo ter desistido logo na segunda pec (Góis 1), pois poderia ter-se intrometido na luta pelos ligares cimeiros, prova disso foi o terceiro tempo efectuado em Carcavelos 1.

Nota positiva para Showcar realizado na noite de sexta-feira em Góis que, apesar de não ter estado presente tanto publico como em Figueiró dos Vinhos, é um exemplo a seguir, pois é de elevada importância levar os carros até ao publico, tanto para patrocinadores como para a promoção do campeonato e do desporto automóvel.
Dou os meus parabéns á StarSign que está a desenvolver um excelente trabalho na promoção e apoio ao Campeonato Open de Ralis by Beta.



Até Vila Nova de Cerveira

Saúl Campanário

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