Rali de Vila Verde, mais rali positivo do ponto de vista organizativo, com bastante publico a assistir ao rali, S. Pedro a ajudar, e mais uma vez foi batido o recorde de inscritos num rali do Campeonato Open, desta vez foram 73 os inscritos na prova organizada pela Clube Automóvel do Minho.
Era um rali muito técnico, com muitos perigos e muitas zonas onde a margem para erros era diminuta, talvez sejam estes os factores que mais uma vez levou a um elevado numero de desistências.
Apelo á organização deste rali que reveja todo o caderno de itinerário, pois treinar um rali que não se conhece com um caderno de itinerário como o que foi fornecido torna-se numa tarefa muito difícil, como andar num labirinto sem mapa. Isto porque durante os reconhecimentos dos troços fomos reparando (assim como todos os concorrentes) que existiam cruzamentos nos troços que não existiam no referido caderno, a solução era experimentar os vários caminhos possíveis até acertar no que realmente nos levava á figura seguinte do caderno de itinerário. Como se pode imaginar perde-se o dobro do tempo e é extremamente desagradável treinar nessas condições.
A realização da Super especial nocturna, á semelhança do que acontece no Campeonato Nacional de Ralis, é uma iniciativa que apoio totalmente, pois é bom para o público, concorrentes e para patrocinadores. Sendo obrigatório a sua realização a todos os concorrentes, ao contrario do Show-car. O elevado número de público que se encontrava a ver esta prova cronometrada vem realçar essa importância.
Para nós a Super especial correu bem, apesar de ao princípio não nos termos adaptado muito bem ao carro, mas após os primeiros metros empenhamos o nosso ritmo normal de prova, conquistando o décimo tempo da geral e o primeiro entre os júnior’s.
No dia de sábado, desconhecendo o estado dos troços, pois os reconhecimentos tinham sido á uma semana a traz e por lá já tinham passado muitos carros depois de nós, partimos para a primeira especial (Duas Igrejas I) com cautela e fizemos um troço limpo e essento de erros, tendo consciência que poderia ter sido um pouco melhor. Mas mesmo assim não conseguimos evitar uma saída de estrada numa esquerda que se encontrava muitíssimo suja, logo após a tomada de tempo final, que nos danificou a roda dianteira do carro, ficando recuada e a forçar todo o conjunto de transmissão.
Na ligação para a classificativa seguinte fizemos os possíveis para “puxar” a roda um pouco mais para a frente, de modo a não “roçar” no chasis, e com tudo isto penalizamos por atraso na partida para a terceira classificativa (Vade I) 1minuto e 30segundos.
A partir daí o objectivo passou por levar o carro com todo o cuidado até ao parque de assistência, pois ainda faltavam cinco troços até lá e a qualquer momento a transmissão ou o próprio diferencial poderiam ceder e ditar mais uma desistência.
Felizmente conseguimos chegar ao parque de assistência onde toda a equipa já se encontrava preparada para reparar o carro, e assim o fizeram, pois á hora de saída do parque de assistência a equipa Lpm Grupo Lena competição tinha o carro a 100% e pronto a arrancar.
Após a segunda secção, faltando apenas três troços para o final do rali e em terceiro classificado entre os concorrentes juniores, a 2 minutos e 19 segundos do segundo classificado, o objectivo passava apenas por chegar ao fim e segurar o lugar que ocupávamos, de modo a conquistar alguns pontos para o Campeonato Nacional de Ralis Júnior.
Depois deste imprevisto a parte da tarde acabou por correr como o planeado, pois chagamos ao final da prova na terceira posição entre os elementos do referido campeonato. Ficando os jovens estreantes neste campeonato Henrique Moniz / Diogo Lima em primeiro lugar, Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães em segundo lugar, Isaac Portela / Saúl Campanário na terceira posição, e a fechar a classificação do Campeonato Júnior ficou a dupla feminina Catarina Sousa / Ana Monteiro que ocupavam o quarto lugar.
Espero que todos estes nomes e muitos outros continuem a participar no Campeonato Nacional de Ralis Júnior, pois este não tem tido muita afluência, talvez os ralis de terra tragam mais participantes para este campeonato, espero.
Quero agradecer a toda a equipa Lpm grupo Lena competição, não só pelo excelente trabalho que fizeram neste rali, mas também pelo profissionalismo demonstrado até hoje.
As melhoras para o Engenheiro Nuno Pires, que durante o primeiro parque de assistência de sexta-feira á noite se aleijou numa das mãos quando trabalhava no carro.
Até Loulé
Saúl Campanário
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