Cronica Rali Vila Real / Casa Dolores 2007

Rali de Vila Real Casa Dolores… mais do que ganhar uma prova, ganhar um campeonato!

Partimos para este rali com o principal objectivo de angariar 4 pontos para o campeonato nacional Júnior de ralis, isto porque eram esses os pontos que nos faltavam para sermos campeões neste campeonato.

Os treinos foram bastante duros devido ao estado do piso em que se encontravam os troços, mas felizmente o clube automóvel de Vila Real procedeu a operações de melhoramento do piso. Operações essas que deveriam ter sido efectuadas antes, e não depois, dos reconhecimentos, isto porque obrigava a que os pilotos entrassem em prova sem saber o estado dos troços, o que pode condicionar bastante o seu andamento e por sua vez a sua classificação.

Sinceramente estava á espera de melhor por parte da Organização, isto porque o clube automóvel de Vila Real já deu provas de ser um grande clube e de ter capacidades de elaborar grandes provas de automobilismo, como exemplo temos o Circuito de Vila Real (que eu considero um sucesso), mas penso que não se empenharam da mesma forma para o Rali de Vila Real. E os erros cometidos foram os mais variados, como exemplo, a falta de páginas no road-book (página 30), inexistência de informação na Internet e a própria estrutura do rali.

É a meio do dia de sábado que o rali arranca para a estrada.
Na primeira secção adoptamos um ritmo bastante cauteloso, pois não sabíamos como se encontrava o piso das classificativas, e também porque não havia necessidade de arriscar, bastava-nos o quarto lugar entre os concorrentes júnior para atingirmos o objectivo imposto para este rali. João Barros Leite aproveitou e conseguiu rodar em primeiro lugar, no que diz respeito aos concorrentes juniores.

Partimos para a segunda secção sabendo que o nosso principal concorrente tinha desistido, o que nos deixava sem qualquer tipo de pressão, e como não tínhamos nada a perder atacamos de modo a subir um pouco na classificação.
Conseguimos retirar bastante tempo às primeiras passagens pelas classificativas, e consequentemente aproximar-mos nos mais dos lugares cimeiros.

É quando chegamos ao parque de assistência, com a enorme alegria de termos conseguido o título no Campeonato Nacional Júnior de ralis, que somos recebidos com champanhe e com a notícia de que o João Barros Leite tinha desistido, o que nos pôs logo no topo da classificação da prova do referido campeonato.

Terminamos o rali em sétimo classificados da geral, segundo classificado da classe e primeiro classificado do campeonato nacional júnior de ralis. Sabemos que poderíamos ter feito bastante melhor, mas optamos por fazer uma prova inteligente e com cautela, e não estamos arrependidos de o ter feito, por vezes temos de aprender a gerir o andamento mediante os objectivos.

Este rali vai ficar para sempre gravado na minha memória, pois foi em Vila Real que conquistei pela primeira vez um campeonato. E espero que não seja o ultimo…

Quero deixar os PARABENS a toda a equipa LPM/Grupo LENA Competição, pois sem eles nada disto seria possível.

Até Gondomar.

Sem comentários: