Crónica Rali Pinhais do Centro 2007

Mais um Rali que apesar de não ter tantos espectadores como o esperado, veio comprovar que o Campeonato Nacional Open de Ralis está a ser um caso de sucesso.
Nota Positiva para o ShowCar realizado na noite se sexta-feira em Figueiró dos Vinhos, sem duvida um exemplo a seguir, pois é de elevada importância levar os carros até ao público, tanto para patrocinadores como para a promoção do Campeonato.
Dou os meus parabéns á Starsign que está a desenvolver um excelente trabalho na promoção e apoio ao Campeonato Open de Ralis.


Fica marcado negativamente o acidente logo no início do rali com o carro 000, que atropelou um agente da GNR na ponte que passa sobre a IC8.
Não posso deixar de referir o triste facto de certos canais televisivos só se deslocarem até um rali quando acontecem situações destas, enquanto assim for vai ser difícil evoluir o desporto automóvel, nomeadamente os ralis em Portugal.

Destaque para mais uma vitória de Pedro Peres / Tiago Ferreira que se têm mostrado imbatíveis. Muito boa prestação de João Ruivo no Fiat Stilo diesel, que lhe valeu o segundo lugar da geral.
Mais uma vez Rui Azevedo ganha Clássicos, e Pedro Raimundo ganha o Campeonato Júnior.
Inglória desistência de Octávio Nogueira que demonstrou um bom andamento ao longo do rali, ganhando troços á geral.

Após o Rali Portas de Ródão em que fomos confrontados com problemas no carro e não pudemos mostrar o nosso potencial, partimos para o Rali Pinhais do Centro confiantes e preparados para lutar pela vitória no Campeonato Júnior, e uma boa classificação na tabela geral.

É na manhã de sábado, que se mostrava seca após a grande chuva que se fez sentir na zona de Figueiró dos Vinhos no dia anterior, que começa a “festa”.

Na primeira pec (A. Ana de Aviz) o carro parece ter a traseira demasiado “solta”, mas logo nos apercebemos de que o piso ainda se encontrava húmido e algo escorregadio, e á entrada da segunda prova classificativa são vários os concorrentes se queixavam do mesmo, confirmando assim que o problema nada tinha a ver com o carro mas sim com o piso. Nesta primeira prova cronometrada conseguimos o segundo lugar dos junior’s a 3,6 segundos de Raimundo, logo percebemos que tínhamos de “atacar” para chegar á liderança.

Segue-se a segunda pec (Derreadas) que ao contrario da primeira se apresentava com piso seco e limpo, onde fizemos um bom tempo encurtando a distância para o até então líder do campeonato júnior.

È finalmente na terceira pec (Pedrógão Grande) que passamos para o comando do campeonato júnior, com meio segundo de avanço para Raimundo. Adivinhava-se uma luta muito interessante pela liderança.

Na parte da tarde continuamos com um andamento bastante vivo, sempre dentro dos limites e sem arriscar, de modo a conseguirmos manter a liderança, e após Derreadas 2 (5ª Pec) éramos líderes do campeonato júnior com 7,5 segundos de avanço para o segundo classificado, e situado em quinto na classificação geral a apenas 2,6 segundo do quarto classificado. Classificação que nos deixou bastante satisfeitos e confiantes.

Partimos assim para o último troço com uma vantagem confortável, e apenas com o objectivo de chegar ao fim para receber os louros.
Mas é durante esta prova classificativa que somos surpreendidos com problemas de motor, que nos forçou a parar a aproximadamente 1,5Km’s do final. Entregando assim a vitória a Pedro Raimundo e Nuno Silva.

Este rali ficará marcado para sempre na minha memória como o Rali em que ficamos a 1,5 Km’s da vitória.
Mas nem tudo é negativo, foi uma prova onde nos divertimos bastante e se vivia uma grande alegria dentro do carro, em que o Isaac mostrou toda a sua garra e potencial num piso onde ainda não é muito experiente, tudo isto acompanhado com bons tempos ao longo de todo o dia de sábado.

Ficou demonstrado neste rali a nossa competitividade, assim como a do Peugeot 206 ex-troféu que tem vindo a sofrer sucessivas evoluções desde o inicio da época, em que toda a Equipa LPM Grupo Lena Competição se tem empenhado a excelente nível, mas como todos sabemos a mecânica é por vezes algo imprevisível.

Góis vai ser o próximo “palco” onde se espera poder assistir a mais uma interessante luta pelos lugares cimeiros dos vários campeonatos. Sendo este o primeiro rali em piso de Terra do Campeonato Open 2007.

Vamos para o Rali de Góis sabendo que temos potencial para lutar pelos lugares cimeiros do Campeonato Júnior, e sempre á procura de obter um bom resultado.


Até Góis.


Saúl Campanário

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog e pela tua audácia como co-piloto... Pois porque é sempre preciso tê-los ao fundo da barriga...
Ptt bem, um abraço e conta muitas vitórias ao longo da tua carreira automobilística...
Com saudações, Luis_MenteSan_Voice