Rali Vila Nova de Cerveira, mais um rali de asfalto, e infelizmente mais um rali que não chegámos ao fim.
Este rali, organizado pelo Targa clube, apresentava características favoráveis aos carros de tracção dianteira, sendo estas o piso ‘limpo’ e as poucas subidas existentes nas bonitas classificativas em redor do rio Minho, o que punha em pé de igualdade concorrentes como Octávio Nogueira, João Ruivo, Pedro Peres, Luís Mota, Rui e Paulo Azevedo, entre outros. Esperava-se assim uma grande luta pela liderança do Campeonato Open de Ralis by Beta.
Quanto a mim e a Isaac Portela, nem tivemos tempo para comparar o nosso andamento com o resto do pelotão, pois é no decorrer da primeira classificativa (Vilar de Mouros/Calvário 1) que o motor nos surpreende e começa a falhar, com o típico trabalhar em três cilindros. Segui-mos assim até ao fim da pec. para ver melhor o que se passava, e após o controle horário parámos, verificamos todas as velas e substituímos a que parecia não estar em condições normais de funcionamento, de seguida posemos o carro a trabalhar mas infelizmente estava igual.
Decidi-mos então entregar a carta de controle e desistir.
Foi aí que eu e o Isaac nem queríamos acreditar no que estava a acontecer, pois era o quarto rali de asfalto e a terceira desistência neste tipo de piso.
Quando a equipa de mecânicos veio ter connosco para rebocar o carro, antes de o fazer tentaram descobrir a causa da avaria, e em menos de 5 minutos meteram o carro a trabalhar nas suas perfeitas condições, ou seja, o motivo era apenas e só uma simples vela, ficando por descobrir o que levou á ruína desde componente.
Quem também desistiu logo no final da prova cronometrada Vilar de Mouros/Calvário 1 foi a dupla João Ruivo / Alberto Silva com a sua viatura diesel a dar alguns problemas.
Este rali deixou toda a equipa LPM Grupo Lena Competição de rastos, pois o carro foi testado exaustivamente para garantir a fiabilidade que á tanto tempo procuramos.
Apesar de tantas desistências á que ter capacidade de erguer a cabeça e voltar ao trabalho, e é nestas alturas que uma equipa tem de funcionar como tal e permanecer unida, porque tudo isto faz parte dos ralis, quer queiramos quer não.
Mas desistências foi o que não faltou ao longo do percurso deste rali, mesmo por parte de possíveis candidatos á vitória entre os concorrentes do Campeonato Open, como João Ruivo e Octávio Nogueira, este último que no final da primeira secção ocupava o segundo lugar a 9.6s de Pedro Peres.
No final do Rali é Pedro Peres que volta a ganhar num piso onde se tem mostrado imbatível. Rui Azevedo conquista o segundo lugar entre os concorrentes do Open e o primeiro lugar entre o Campeonato Nacional de Ralis Clássicos, e Luís Mota sobe ao lugar mais baixo do pódio.
No que diz respeito ao Campeonato Nacional Clássicos assistiu-se a uma luta bastante renhida entre Rui Azevedo, Paulo Azevedo e Joaquim Santos. Paulo Azevedo foi mais um entre tantos desistentes, e abandonou esta luta na sexta pec. devido a um toque com a traseira do seu Ford Escort.
No final foi Rui Azevedo que levou a melhor e conquistou o primeiro lugar, Joaquim Santos o segundo e Aníbal Rolo (com um bonito Renault 5 turbo) termina na terceira posição.
Falando do Campeonato de Ralis Júnior, poucos foram os inscritos neste campeonato, apenas três, mas nenhum deles terminou o rali. Mas mesmo assim ainda houve quem desse nas vistas, refiro-me á dupla Filipe Teixeira / António Campos, que conseguem efectuar o melhor crono entre os concorrentes do Campeonato Open na pec. Fontela / Candemil 1, mas na terceira prova cronometrada (Covas / Calvário 1) não conseguem evitar uma saída de estrada, que lhes valeu a desistência e uma ida ao hospital, mas felizmente não ouve ferimentos, apenas algumas dores e um grande susto.
Segue-se o último rali em piso de asfalto do campeonato Open de Ralis by Beta, o Rali Vila Verde, onde vamos tentar amealhar mais alguns pontos para o Campeonato Nacional de Ralis Júnior, e espero que tenha uma lista de inscritos semelhante á apresentada pelo Targa Clube neste Rali V. N. Cerveira, mas com maior numero de concorrentes júnior’s.
Até Vila Verde
Saúl Campanário
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário